Batalhão de Operações Especiais tem novo comandante

  • 23/04/2018 16:06
  • Política
Batalhão de Operações Especiais tem novo comandante

Foto: Regiane Ribeiro

Campo Grande (MS) – Nesta segunda-feira (23.4), aconteceu a solenidade de passagem de comando do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (Bope), onde o tenente-coronel Wagner Ferreira Silva, que esteve à frente da unidade durante dois anos, passou o comando para o major Wilmar Fernandes.

A cerimônia foi presidida pelo secretário de Estado e de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, e contou com a presença do comandante-geral da PMMS, coronel Waldir Ribeiro Acosta; do comandante do Policiamento Especializado (CPE), coronel Voltaire Flamarion Garcia Diniz – que conduziu a passagem de comando -; além de autoridades civis e militares.

Em seu discurso, o tenente-coronel Silva agradeceu aos policiais da unidade pelos excelentes resultados alcançados durante o período que comandou o Batalhão. “Entrego hoje a unidade ao novo comandante com o sentimento de dever cumprindo, afinal foram 13 anos atuando no Bope, desse período, 26 meses como comandante. Podem ter a certeza que os princípios de um caveira jamais saíram de mim”, disse o tenente-coronel que assumiu a função de comandante da Polícia Militar Rodoviária.

Criado em setembro de 2013 o Bope é subordinado ao Comando de Policiamento Especializado, e composto por duas companhias de operações policiais especiais que são encarregadas de atuar em ocorrências envolvendo bombas e explosivos, resgate de reféns localizados, ocorrências em terrenos hostis e, principalmente, por prover suporte tático às demais unidades da Polícia Militar.

O secretário Antonio Carlos Videira disse que o comandante Silva concluiu com maestria a missão que lhe foi dada e que o major Fernandes, seguirá pelo mesmo caminho. “O Batalhão desempenha uma função estratégica na área da segurança pública, e que leva o nome do coronel Adib Massad, considerado uma das pessoas mais importantes no combate à criminalidade no Estado”, pontuou em seu discurso.

Unidade de elite da Polícia Militar, o Bope é classificado como a melhor equipe de combate urbano, sendo acionada para resolver situações de conflitos de alto risco, em que sejam necessários além da negociação, o uso de armas químicas e não letais, por exemplo. “Temos um Batalhão preparado para atuar em situações críticas, formado por policiais de elevado preparo técnico, tático e psicológico”, enfatizou o comandante-geral da PMMS, coronel Waldir Ribeiro Acosta.

Sobre o novo comandante

O novo comandante do Bope, major Wilmar Fernandes, nasceu em 6 de setembro de 1975. Ingressou na Polícia Militar em 2002, é bacharel em Direito, graduado em Recursos Humanos e pós-graduando em Inteligência Policial.

O oficial atua no Bope desde 2014, foi chefe da Agência Local de Inteligência do Bope (2014 a 2018) e de fevereiro de 2016, até o presente momento, exerceu a função de subcomandante do Batalhão.

Já trabalhou como oficial subalterno na Companhia Independente de Polícia Militar da Área Central até o ano 2006, lotado no então Pelotão de Radiopatrulhamento; atuou na Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe) até 2013; comandante de guarnição de Rondas Ostensivas Táticas e Ações de Choque (Rotac) de 2007 a 2008; comandante do Canil da Cigcoe de 2008 a 2009; comandante da Rotac de 2009 a 2011; comandante do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) de 2011 a 2013; Trabalhou no Ministério da Justiça na Força Nacional de Segurança Pública e foi oficial supervisor da Coordenação Geral de Operações da Força Nacional de Segurança de 2013 a 2014.

Texto e foto: Regiane Ribeiro – Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)

Governo MS

Comentários:

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas de Câmara Municipal de Itaporã.